terça-feira, 12 de junho de 2007

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Chichén Itzá







Chichén Itzá
é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã. Chichén Itzá, a mais famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro político e económico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetónico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia. O nome Chichén-Itzá tem raiz maia e significa "na beirada do poço do povo Itza". Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455.

Angkor








Angkor é um complexo de ruínas das antigas cidades do Império Khmer que dominou a região do CambojaIX e XV. As ruínas estão localizadas no meio das florestas ao norte do Grande Lago e faz parte do Patrimônio Mundial (UNESCO). O ponto de partida para as ruínas é a cidade de Siem Rep. Cerca de um milhão de turistas os visitam a cada ano. entre os séculos

Angkor forma um dos mais importantes locais arqueológicos da Ásia. Estendendo-se por mais de 400 km2, incluindo áreas florestais, O Parque Arqueológico de Angkor contém as ruínas de diversas capitais do Império Khmer, dos séculos IX a XV. Nesta área encontram-se mais de mil templos, dentre eles o Angkor Wat, Angkor Thom e o Templo de Bayon, com inúmeras esculturas decorativas. A UNESCO montou um vasto programa de salvaguarda do local e arredores.

Pirâmides de Gizé






As Pirâmides de Gizé (ou Guiza, nome mais próximo do original - Gizé é um galicismo) ocupam a primeira posição na lista das sete maravilhas do mundo antigo.

A grande diferença das Pirâmides de Gizé em relação às outras maravilhas do mundo é que elas ainda persistem, resistindo ao tempo e às intempéries da natureza, encontrando-se em relativo bom estado e, por este motivo, não necessitam de historiadores ou poetas para serem conhecidas, já que podem ser vistas.

Existe um provérbio árabe que faz referência às Pirâmides:

"[O] Homem teme [o] Tempo, [e] ainda [o] tempo teme as Pirâmides".

A palavra pirâmide não provém da língua egípcia. Formou-se a partir do grego "pyra" (que quer dizer fogo, luz, símbolo} e "midos" (que significa medidas).

Monumento megalítico

Monumento megalítico, ou megálito, do grego mega, megalos, grande, e lithos, pedra, designa uma construção monumental com base em grandes blocos de pedras rudes.

Em arqueologia, designa o conjunto de construções de grandes blocos de pedras, típicas das sociedades pré-históricas, edificadas essencialmente no perído neolítico (por vezes também idade do Cobre e Bronze) com objectivos simbólicos, religiosos e principalmente funerários.

As primeiras construções megalíticas, da Europa Ocidental, localizam-se em Portugal, e datam de finais do VI milénio antes da nossa era. Espalharam-se desde a Península Ibérica até aos países nórdicos e norte de África. Na África Central, também se encontram testemunhos destas construções.

O Cromeleque dos Almendres é o maior conjunto de menires estruturados da Península Ibérica e um dos mais importantes da Europa. Encontra-se a cerca de 13 quilómetros da cidade de Évora, no Alentejo, a Sul de Portugal continental. Este recinto só foi assinalado em 1964 pelo arqueólogo Henrique Pina, no decorrer dos trabalhos da carta cartográfica de Portugal. Este monumento data dos finais do VI milénio AC ou início do V milénio AC e é constituído por 95 menires, sendo que no seu apogeu teria cerca de cem.






Freedom Tower

Freedom Tower (Torre da Liberdade) é um arranha-céu em construção na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, na Ground Zero, terreno onde ficavam as extintas torres do World Trade Center, destruídas no Ataques de 11 de setembro. Terá 102 andares (só 82 andares ocupados), 1 776 pés de altura (541 metros, tendo o valor sido escolhido devido à coincidência com o ano de independência dos EUA: 1776).

Logo após o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 um movimento surgiu para a reconstrução das torres. Este movimento contribuiu com estudos para a Freedom Tower. [1]. A competição de projectos para a nova torre foi ganha pelo arquiteto Daniel Libeskind. [2] Contudo, a sua proposta foi alterada por ter sido considerada vulnerável a ataques terroristas. A alteração aprovada foi desenvolvida pela equipe do arquiteto David Childs[3].

Existe também uma parcela do público que preferiria a reconstrução das torres no formato que foi destruído, em vez das propostas apresentadas.[4]

O projeto recebeu a aprovação final para a construção em 26 de Abril de 2006 e prevê-se que esteja concluída entre 2011 e 2012.








Burj Dubai

Burj Dubai (em árabe: برج دبي, que quer dizer Dubai Tower) é um arranha-céu em construção, na cidade de Dubai, Emirados Árabes Unidos. Não se sabe qual será a altura exata do edifício após a finalização da construção, mas acredita-se que ela terá aproximadamente entre 700 e 800 metros de altura, o que o fará não somente o arranha-céu mais alto do mundo, bem como a estrutura mais alta do mundo. O término de sua construção está previsto para 2009, e seu custo estimado é de oito bilhões de dólares. Ao atingir sua altura máxima, o Burj Dubai deverá superar não somente o arranha-céu mais alto do mundo da atualidade, o Taipei 101, bem como a estrutura não sustentada por cabos em terra firme mais alta do mundo, a Torre CN, e a estrutura mais alta do mundo, a Torre da KVLY-TV.

O Burj Dubai foi desenhado por Skidmore, Owings e Merrill, que também desenharam as Sears TowerFreedom Tower em Nova Iorque, entre outros famosos edificios. O interior vai ser decorado por Giorgio Armani. Um Armani Hotel (o primeiro deste tipo) vai ocupar os primeiros 37 andares. Do 45º ao 108º andar vão haver cerca de 700 apartamentos privados em 64 andares (que segundo o responsável foram vendidos em oito horas). As corporações e as suites vao encher maior parte dos andares restantes. Também deverá ter o elevador mais rápido, a 18 m/s (65 km/h, 40 mph). Atualmente, o elevador mais rápido do mundo encontra-se no Taipei 101, Taipei, Taiwan, a 16,83 m/s (60,6 km/h, 37,5 mph). em Chicago e a

O Burj Dubai deverá incluir 30 mil residências, nove hotéis, seis acres de parque, 19 torres residenciais, e 12 hectares do Lado Burj Dubai. o desenvolvimento total vai custar oito bilhões de dólares americanos. Quando completa,a torre vai cobrir uma área total de dois milhoes m² de





VEJA A ESCALA DOS ARRANHA-CÉUS EXISTENTES,PROJETOS FUTUROS PARA TIRAR UMA BASE DE COMO SERÁ CADA ESTRUTURA COM SUAS ALTURAS E PESOS.
PROJETO DE COMO SERA A CONSTRUÇÃO TERMINADA
AGOSTO DE 2006
NOVEMBRO DE 2006
FEVEREIRO DE 2007
MAIO DE 2007











ESCALA DE TODOS OS PREDIOS ABAIXO

Taipei 101







Taipei 101
, com 509 metros (1 671 ft), é o maior arranha-céu do mundo. O prédio, inaugurado em dezembro de 2004, cuja construção foi iniciada em 2001, localiza-se em Taipei, Taiwan, possui 101 andares e sua estrutura flexível inspirada no formato de um bambu[1], pois, na cultura chinesa, esta planta é utilizada em várias construções por ser resistente e flexível. Seu arquiteto foi C. Y. Lee.

  • O edifício também possui os dois mais velozes elevadores do mundo foram fabricados no Japão. Ambos sobem 380 metros (do térreo até o 89º) em 43 segundos, atingindo 60 km/h (110m/minuto). Já a descida é ligeiramente demorada, são 52 segundos, atingindo 36 km/h.
  • No topo da torre existe uma bola de 660 toneladas e 5,5 metros, sustentada por 16 cabos de aço de 42 metros cada. Isso reduz em 60% o balanço do prédio.[2]
  • Durante a construção do Taipei 101, um terremoto de 6,8 graus na escala Richter atingiu a região de Taipei, em 2002. O prédio ficou inteiro, mas dois guindastes caíram do 56º andar e 5 pessoas morreram.

Petronas Twin Towers






Petronas Twin Towers ou Torres Petronas são um conjunto de arranha-céusKuala Lumpur, Malásia. Foi concluído em 1998, tem 88 andares e actualmente é o segundo edifício mais alto do mundo, com 452 metros (1.483 pés). edificado na cidade de

As torres foram projetadas pelo arquiteto Cesar Pelli, configuradas por estrutura de aço e vedação em vidro, e desenhadas de forma a lembrar motivos encontrados na arte islâmica, um reflexo da herança muçulmanaChicago. Também os bombeiros simularam uma situação de que uma das torres estava a pegar fogo e transferiram 15.000 pessoas duma torre para a outra pela "ponte" do meio, uma maneira de mostrar como as Torres malaia. A estrutura básica, porém, foi um desenvolvimento do projeto de um edifício cancelado em Petronas são resistentes.

Sears Tower





Sears Tower é um arranha-céu em Chicago, Illinois. Construído pela Sears, Roebuck and Company, foi idealizado pelo arquiteto chefe Bruce Graham e o engenheiro de estruturas Fazlur Khan da Skidmore, Owings, & Merrill. A construção foi iniciada em agosto de 1970, alcançando a altura máxima em 4 de maio de 1973.

Quando finalizada, a Sears Tower superou as torres gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque passando a ser a mais alta torre do mundo. Originalmente, dizia-se haver 110 pavimentos, mas isso incluía a cobertura do elevador e o telhado; segundo a contagem atualmente adotada, são 108 pavimentos. A altura do telhado é de 442 m, medidos a partir da entrada leste.

A altura total da estrutura, contando as duas antenas em sua porção superior, instaladas em fevereiro de 1982, era de 520 m; a antena oeste foi posteriormente extendida a 527 m em 5 de junho de 2000 para ampliar a recepção da estação local da CBS WBBM-TV. Nesse processo, ela superou a altura da antena em uma das torres do World Trade Center. O Sears Tower também possui a maior área ocupada no solo em relação aos demais edifícios nos Estados Unidos próximos ao Pentágono no Condado de Arlington, Virginia.

O endereço oficial do edifício é 233 South Wacker Drive, Chicago, Illinois 60606.

Jin Mao Tower





Jin Mao Tower
é um arranha-céu, actualmente é o 5º arranha-céu mais alto do mundo, com 421 metros (1,380ft). Edificado na cidade de Xangai, China, foi concluído em 1998 com 88 andares.

TWO INTERNATIONAL FINANCE CENTER






Two International Finance Centre
é um arranha-céu, actualmente é o 6º arranha-céu mais alto do mundo, com 415 metros (1.362 pés). Edificado na cidade de Hong Kong, República Popular da China, foi concluído em 2003 com 88 andares. É um dos mais famosos edificios de Hong Kong, o complexo consiste em dois arranha-céus, o Centro Comercial IFC e um hotel de quarenta andares, o Four Seasons Hotel Hong Kong. O complexo foi desenhado pela empresa Sun Hung Kai Properties & MTR Corp.

CITIC Plaza





CITIC Plaza
é um arranha-céu, actualmente é o 7º arranha-céu mais alto do mundo, com 391 metros (1,283ft). Edificado na cidade de Guangzhou (em português, Cantão), China e foi concluído em 1997 com 80 andares.

Shun Hing Square




Shun Hing Square
é um arranha-céu, actualmente é o 8º arranha-céu mais alto do mundo, com 384 metros (1,260ft). Edificado na cidade de Shenzhen, China, foi concluído em 1996 com 69 andares.




Central Plaza
é um arranha-céu, actualmente é o 10º arranha-céu mais alto do mundo.Edificado na cidade de Hong Kong, China, no distrito Wan Chai de foi concluído em Agosto de 1992.Conta com 78 andares e com 374.Foi o maior edificio da China até 2003 ano que foi ultrapassado pelo Two International Finance Centre O edificio tem um plano triangular em todos os andares.No topo tem um relógio com luzes de neons que mudam de cor a cada 15m indicando a mudança do quarto de hora.

Ryugyong Hotel



Ryugyong Hotel é um arranha-céu, actualmente é o 17º arranha-céu mais alto do mundo, com 330 metros (1 083ft). Edificado na cidade de Pyongyang, Coreia do Norte, a construção do arranha-céu iniciou-se em 1987, e foi paralizada em 1992, com 105 andares. O Ryugyong, se concluído, seria o hotel mais alto do mundo,mas o termino do edifío foi paralizado.